O episódio ocorreu na Zona Rural de Grajaú, onde criminosos fortemente armados dispararam contra a residência do parlamentar.
Os criminosos roubaram uma caminhonete para deixarem e local, mas o veículo foi localizado pela Polícia Militar em uma estrada vicinal, contendo no interior uma metralhadora utilizada no crime.
O deputado estadual Ricardo Arruda se solidarizou com o vereador e acompanha as investigações do caso junto a Secretaria de Segurança Pública.
“Acompanho os desdobramentos da tentativa de homicídio sofrida pelo Vereador de Grajaú, Pedim do Remanso. Ao tomar conhecimento do fato, entrei em contato com o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, e solicitei providências para identificar os autores e mandantes desse atentado, além de assegurar a integridade física do vereador. Meu total repúdio a esse ato inaceitável de violência”, destacou Ricardo Arruda, filho do ex-prefeito de Grajaú, Mercial Arruda.
Pedim do Remanso foi reeleito no último dia 06 de outubro com 1.15 votos. O vereador já teve passagens pela polícia e alguns dos seus irmãos eram acusados de envolvimento com o mundo do crime.
De acordo com relatos, os criminosos usaram armas de grosso calibre para alvejar a casa do vereador. Durante a ação, também realizaram disparos contra imóveis vizinhos, incluindo comércios e residências, que ficaram marcados por perfurações de balas. O grupo deixou siglas do “PCC”, uma das maiores facções criminosas do Brasil, pichadas em veículos e paredes, intensificando o clima de insegurança.
Após o ataque, os criminosos roubaram uma caminhonete e, na fuga, enfrentaram policiais militares em uma troca de tiros em uma estrada vicinal. Durante o confronto, um dos integrantes do grupo foi baleado e morreu no local. A polícia recuperou dois veículos e uma metralhadora, possivelmente utilizada no atentado.