Publicidade

Câmara Federal aprova projeto que irá punir deputados que se envolverem em brigas

Segundo a Mesa Diretora, o projeto pretende prevenir “a ocorrência de confrontos desproporcionalmente acirrados entre parlamentares”.

13/06/2024 às 15h15 Atualizada em 13/06/2024 às 15h24
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Como era previsto, o Plenário da Câmara Federal aprovou na quarta-feira (12) o projeto de resolução, apresentado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que prevê punição de até seis meses de perda do mandato para quem se envolver em brigas. Foram 400 votos a favor, 29 contra e 1 abstenção.

Continua após a publicidade
Anúncio

Pelo texto, a punição, que será proferida pela Mesa Diretora, pode chegar a seis meses de suspensão do mandato por quebra de decoro parlamentar. A decisão da Mesa Diretora terá que ser referendado pelo Conselho de Ética no prazo de até três dias úteis.

A proposta estabelece que essa suspensão cautelar terá prioridade sobre todas as demais deliberações no colegiado, e a decisão sobre a manutenção ou não da decisão da Mesa será tomada por meio do voto da maioria absoluta dos integrantes do conselho de Ética.

O projeto prevê ainda que caberá recurso ao Plenário, no prazo de cinco sessões, sobre a decisão do Conselho de Ética, sendo necessário o voto da maioria absoluta dos parlamentares (257) para manter a suspensão.

A Bancada do Maranhão votou em peso a favor do projeto e do endurecimento da punição aos “brigões”. Dos 18 deputados federais da bancada maranhense, 16 votaram a favor e quatro estiveram ausentes (Duarte Júnior, Marreca Filho, Márcio Honaiser e Júnior Lourenço).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.