A (expressão) pés de barros é uma alegoria daquilo que, parecendo sólido, porém, se desmancha ao primeiro impacto. A história está cheia de ídolos de pés de barro, e volta, e meia eles aparecem na política. Humberto que pelo tamanho eleitoral que se tornou em 2016/2020 foi vítima dos seus próprios erros que a política não perdoa.
O médico que surgiu pelas mãos do grupo do ex-prefeito Lenoilson Passos, quando foi indicado como candidato a vice-prefeito de Ivaldo Lima em 2012, e se tornou figura expoente no pleito 2016 foi carregado nos braços de Simplício Araújo, que tanto fez e foi considerado culpado pelo tombo do gigante, que o abandonaria nas eleições futuras.
Betão, perdeu eleição para o "liso", porém, seu tamanho eleitoral, logo esmagou o "jabuti" que se tornaria em pouco tempo o prefeito com uma gestão considerada um fracasso. Feitosa viu seu capital eleitoral ultrapassar França de forma rápida, com isso seu grupo coordenado por Flávio Castro e Eduardo Ferro iniciou um trabalho pré-eleitoral organizado que levou o médico a ter diversas lideranças políticas, eclesiástica e comunitárias a te-lo como opção para se tornar prefeito em 2020.
Dr. Humberto com a falta de habilidade aliada a não aptidão para está no meio do povão e o medo do sol escaldante não avançou nas visitas, corpo a corpo. Outro erro que foi considerado fatal foi a união com a velha política até então abominada Beto, se aliou aos antigos caciques e fez campanha parecida com a que ele demonizava no passado, terminou mais uma (campanha) derrotado e colocando culpa em quem ele combateu outrora.
Como os demais, ele so encara o povo em periodo eleitoral, até na pré-campanha o "político" é escondido da massa.
2021 começou e a prefeita eleita imprimiu uma agenda intensa de trabalho e revolucionando a educação, isso foi determinante para os "apaixonados" por Humberto reconhecer a gestão Vanessa Maia, que começava diferente de França.
AGENDA DO HOSPITAL DR. WALBER RODRIGUES DA CRUZ
Meses depois Humberto, não tinha mais aquele eleitorado e, já não pontuava mais nas pesquisas como em tempos atrás, além disso, ele continuava escondidos e sem posicionamento de quem é líder da oposição. Sua situação piorou nas eleições 2022, ao abandonar seus acordos e aliados para concorrer uma eleição para deputado federal sem a mínima possibilidade de se eleger.
Hoje, líder nas pesquisas entre os candidatos da oposição, e não mais líder entre todos os pré-candidatos, betão caminha a passos lentos, sem grupo e sem os ex-coordenadores de antes. Um fracasso causado pelas falhas que o tempo e a política não perdoam. Dr. Humberto já não é mais gigante, a ponto de bater o pé e dizer ou sou eu, ou eu não aceito, ele se tornou mais um entre os outros, e está mergulhado até o pescoço no meio dos velhos caciques na política pedreirense.
Alíás ele é o principal culpado da intromissão de Cascaria na corrida eleitoral em Pedreiras, Júnior é ex-prefeito acusado de afundar a cidade Poção de Pedras num caos administrativo. O perfil político de Inácio é dos tempos sombrios das políticas debaixo das mãos de ferros.
França será nossa próxima parada, aguardem…